top of page

Próteses dentárias esqueléticas danificam dentes naturais? 

As próteses dentárias já não são novidade. Mas ainda suscitam algumas dúvidas. Descubra neste artigo se existe algum risco para os seus dentes naturais quando as usa.


Próteses dentárias

 

Nos dias de hoje, a substituição de dentes perdidos já não é o filme de terror que foi em tempos. Através de técnicas avançadas e equipamentos de última geração, os dentistas conseguem providenciar-lhe não só a solução para o seu problema, como também um atendimento personalizado. E o procedimento mais indicado para o seu caso em específico.


Próteses Dentárias: Que tipos existem?

Certamente conhecerá o procedimento de substituição de dentes perdidos através de próteses dentárias. Que podem ser divididas em três grandes grupos: fixas, semi-fixas ou removíveis. Apesar de, hoje em dia, a solução mais recomendada pelos Médicos Dentistas ser a colocação de implantes dentários e, posteriormente, a colocação de uma prótese fixa, ainda existem outras opções. Como a prótese esquelética.


Prótese dentária
A dimensão estética do Sorriso tem muitos impactos a nível psicossocial. Apaixonei-me pelo desafio de encontrar a solução perfeita para cada um dos Pacientes, ajudando-os a recuperar não só o Sorriso, como a vontade de Sorrir. 

- Dr. André Furtado, Equipa de Reabilitação Estética do Instituto Just-Smile


O que é a prótese esquelética?

Em situações em que a colocação de implantes dentários no imediato não seja viável, como por exemplo em Pacientes com falta de espaço em boca ou uma perda óssea muito severa, a prótese esquelética pode ser uma boa opção. Ou que ainda existam muitos dentes naturais em boca e gengivas saudáveis.


Conhecida, também, como “prótese grampeada”, a prótese esquelética é um tipo de prótese removível - ou, se preferir, uma “dentadura” - feita com um esqueleto metálico. E com dentes de cerâmica e gengiva de acrílico. Pode substituir um ou mais dentes, mas não pode substituir a dentição completa. Os ganchos que estão no esqueleto metálico da prótese encaixam nos dentes naturais, de forma a fixar a prótese e a impedir que esta caia.


Se não substitui todos os dentes, a prótese esquelética pode danificar os dentes naturais ainda em boca?

A adaptação dos Pacientes a este tipo de prótese costuma ser fácil. Por isso, se estiver em cima da mesa colocar uma prótese esquelética, não precisa de ter receio. É fácil de higienizar. E é produzida em materiais resistentes a alimentos mais duros, aos movimentos que faça no seu dia-a-dia e até a quedas. Caso esteja mais distraído e a deixe cair das suas mãos quando a está a higienizar, por exemplo. 


Mas, no que diz respeito ao medo de danificar os seus dentes naturais, este não precisa de existir. A prótese esquelética é uma das soluções removíveis que menos danifica os tecidos em boca, dentes naturais incluídos. Apesar de transferir a pressão para os dentes naturais e para os maxilares para que consiga atingir a pressão natural ao mastigar.





Se procura substituir dentes perdidos, saiba que hoje já existem soluções ajustadas ao seu caso. E que não há motivo para continuar a temer Sorrir em fotografias de família. Visite o Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada e venha descobrir qual a melhor solução para si. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso. 


Comments


bottom of page