top of page

Próteses dentárias: o que são híbridas e sobredentaduras?

Atualizado: 21 de fev.

Saiba distinguir dois tipos de próteses dentárias muito utilizadas para substituir dentes perdidos.


Prótese dentária

 

Quando se trata de substituir dentes perdidos com próteses dentárias, são várias as soluções ao dispor dos Pacientes. E além das próteses removíveis mais comuns, totais e parciais, existem ainda outros dois tipos de próteses acrílicas: as híbridas e as sobredentaduras. Sabe qual é a diferença?


Próteses acrílicas, com procedimentos distintos

Os dois tipos de próteses são próteses feitas de acrílico e produzidas em Laboratório. Por isso, são ambas o resultado de um rigoroso trabalho manual e de uma ligação muito próxima entre técnicos protésicos e médicos dentistas. No entanto, implicam procedimentos laboratoriais ligeiramente diferentes.


Próteses dentárias

Qual é a diferença entre sobredentaduras e próteses híbridas?

De um modo simples, as sobredentaduras são próteses removíveis sobre implantes, o que lhes garante alguma estabilidade. Normalmente, são produzidas com barras de reforço feitas de metal. E podem ser aplicadas sobre os chamados “locators” (semelhantes a pequenos botões) ou sobre uma barra “Ackermann”.


Já as próteses híbridas são próteses fixas sobre implantes. São constituídas por uma barra de suporte, que tanto pode ser feita de metal, como de um material mais recente e inovador, chamado PEEK. Quando terminada a sua produção, estas próteses são aparafusadas aos implantes. E, por isso, garantem uma estabilidade considerável, muito superior às próteses removíveis ou até às sobredentaduras.


Informe-se junto do seu médico dentista!

Agora que já revimos as principais diferenças entre estes dois tipos de próteses, não se esqueça: se tem falta de dentes, é muito importante substituí-los.


Hoje em dia, existem soluções adaptadas às expectativas e necessidades de cada Paciente. Tratamentos cada vez mais simples e eficazes, que devolvem qualidade de vida e autoestima a quem opta por procurar ajuda.


Próteses dentárias são uma solução!



Com o auxílio de profissionais, poderá diagnosticar o seu caso corretamente, analisar as vantagens e desvantagens de cada tipo de tratamento e escolher o mais indicado para si.


Se gostaria de saber mais sobre a possibilidade de realizar tratamentos com próteses dentárias, marque uma consulta de avaliação, sem compromisso, no Instituto Just-Smile. Terá à sua disposição equipas de de Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais experientes em tratamentos de Implantologia Avançada. E que irão realizar uma avaliação médica completa do seu caso, sem qualquer compromisso. 


Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

bottom of page