Próteses dentárias com procedimentos distintos
Os dois tipos de próteses são próteses feitas de acrílico e produzidas em Laboratório. Por isso, são ambas o resultado de um rigoroso processo de produção e de uma ligação muito próxima entre técnicos protésicos e médicos dentistas. No entanto, implicam procedimentos laboratoriais ligeiramente diferentes.
Qual é a diferença entre sobredentaduras e próteses híbridas?
De um modo simples, as sobredentaduras são próteses semifixas que se colocam sobre implantes, o que lhes garante alguma estabilidade. Normalmente, são produzidas com barras de reforço feitas de metal. E podem ser aplicadas sobre os chamados “locators” (semelhantes a pequenos botões), sobre uma barra “Ackermann” ou sobre uma barra fresada.
Já as próteses híbridas são próteses fixas sobre implantes. São constituídas por uma barra de suporte, que tanto pode ser feita de metal, como de um material mais recente e inovador, chamado PEEK. Quando terminada a sua produção, estas próteses são aparafusadas aos implantes. E, por isso, garantem uma maior estabilidade ao Paciente, muito superior às próteses removíveis ou até às sobredentaduras.
Informe-se junto do seu médico dentista
Agora que conhece as principais diferenças entre estes dois tipos de próteses, não se esqueça: substituir dentes perdidos é fundamental para a sua Saúde como um todo.
Hoje em dia, existem soluções adaptadas às expectativas e necessidades de cada Paciente. Tratamentos cada vez mais simples e eficazes, que devolvem qualidade de vida e autoestima a quem opta por procurar ajuda. E com o auxílio de profissionais, poderá diagnosticar o seu caso corretamente, analisar as vantagens e desvantagens de cada tipo de tratamento e escolher o mais indicado para si.