top of page

Roer as unhas pode prejudicar os seus implantes dentários?

Atualizado: 21 de fev.

Ao longo da sua vida, certamente já terá sido alertado para os malefícios de roer as unhas. Mas será que este hábito também é prejudicial para os seus implantes? Descubra tudo!


Implantes Dentários

 

Consegue imaginar a quantidade de atividades que faz com as mãos ao longo do dia? Agora imagine a quantidade de sítios em que as suas mãos tocam e como nem sempre consegue evitar que algumas bactérias entrem nas suas unhas. Quando as leva à boca, está a facilitar o caminho a infeções. E a problemas de saúde variados: tais como infeções respiratórias ou gastrointestinais. E, claro: problemas de Saúde Oral.


Unhas e Saúde Oral: qual é a relação?

Para além das doenças de saúde geral que pode provocar, roer as unhas é muito prejudicial para a saúde da sua boca. Ora veja como:


1) Retração da gengiva

2) Desgaste ou fratura dos dentes

3) Desalinhamento do Sorriso

5) Infeções

6) Alterações no seu rosto


E roer as unhas pode prejudicar os implantes dentários?

Indiretamente, sim. Como já lhe explicámos, roer as unhas traz imensos malefícios para os seus dentes naturais. E com as coroas protéticas, é igual. O desgaste das coroas pode influenciar negativamente o sucesso a longo prazo do seu tratamento com implantes dentários.


Nunca é tarde demais para cuidar do seu Sorriso!

Há sempre estratégias que pode adotar para parar de roer as suas unhas. Mas, se não conseguir fazê-lo sozinho, o seu dentista pode ajudá-lo. Seja através da recomendação de uma contenção, semelhante às que se utilizam para tratamento do bruxismo. Ou até mesmo recomendar um tratamento de Ortodontia, para reverter algumas das consequências mais evidentes do seu hábito antigo.


 

Sabia que...? 

O bruxismo pode causar dor de cabeça, sensibilidade dentária, retração da gengiva e até mesmo perda de dentes.

 


Tal como sabe, estes hábitos maus demoram a desaparecer. E pode ter começado a roer as unhas desde cedo, como estratégia para combater a ansiedade. Mas, ainda assim, nunca é tarde reforçar o mal que este hábito pode fazer à sua Saúde geral e Oral. Se tiver dúvidas, procure aconselhar-se junto de Médicos Dentistas experientes e empáticos. Aqui, no Instituto Just-Smile, estamos sempre disponíveis para esclarecer as suas dúvidas. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso. E venha cuidar do seu Sorriso! 


コメント


bottom of page