top of page

Tenho medo de ir ao dentista. 4 sinais evidentes de odontofobia 

Sente um medo irracional de visitar o dentista? Poderá sofrer de odontofobia. Uma perturbação com consequências muito graves para a sua saúde. Saiba identificar os sinais.


Odontofobia: Médico do dentista

 

Quando pensa nos piores lugares possíveis para estar, incluí a cadeira do dentista na sua lista? Só de pensar em marcar uma simples consulta de rotina no dentista deixa-o arrepiado? Imaginar o som dos instrumentos médicos utilizados no dentista deixa-o num estado de nervos incontroláveis? Estes podem ser alguns sinais de que sofre de odontofobia. Um transtorno que afeta um número muito grande de pessoas.


O que é a Odontofobia?

É normal que surja alguma ansiedade associada à ida ao dentista. Por ser uma situação fora do nosso dia-a-dia normal.


No entanto, fobia e ansiedade não são a mesma coisa. Para alguém que sofre de fobia, o facto de pensar em ir ao dentista pode ser mesmo paralizante. Ao ponto de fazer de tudo para evitar ir à Clínica Dentária.


Acabando por prejudicar não só a sua Saúde Oral, mas também a Saúde geral. Porque a nossa Saúde Oral influencia diretamente outro tipo de problemas. Como doenças cardiovasculares ou respiratórias. Então, traduzido por miúdos, Odontofobia é o medo irracional de ir ao dentista.



Odontofobia: Medo do Dentista
 
Seja pela toma de um simples comprimido ansiolítico ou pela sedação consciente, não existe a necessidade de sofrer para transformar o seu sorriso.

- Dr. Tiago Balseiro, Diretor Clínico do Instituto Just-Smile


Sinais de que poderá sofrer de Odontofobia

Consegue relacionar-se com a descrição anterior? Ou desconfia que pode sofrer de odontofobia, mas não tem a certeza? Esta é uma condição que só lhe pode ser diagnosticada pelo seu médico.


Mas existem sinais que podem evidenciar que é este o motivo para a sua reticência em marcar uma consulta no dentista:


Entra num estado de nervos incontrolável -. Se o ir ao dentista o deixa num estado fora do normal, com vontade de chorar ou gritar. Se o deixa com suores frios e náuseas. Ou com tantos nervos que, depois, não reconhece as atitudes que teve.

Odontofobia: Medo do dentista

Tem ataques de pânico -. Se já teve ou tem, regularmente, ataques de pânico quando tem consultas de dentista. Quer seja antes de ir ou durante a própria consulta.


Evita ir ao dentista -. Se tem tanto medo que não marca consultas no dentista, mesmo quando sabe que precisa. Porque sente dor nos dentes ou outro sintoma, mas escolhe ignorá-los.


Sente-se deprimido por causa dos seus dentes -. Se não quer ir ao dentista, mas por outro lado sente que a sua auto-estima está afetada por esta escolha. Quer seja por já ter alguns dentes podres ou porque a sua boca está com mau aspeto. Poderá começar a isolar-se mais. E a ficar com outras condições médicas para além da odontofobia. Como a depressão.



Posso combater o meu medo de ir ao dentista?

Ainda existem muitas pessoas com um medo severo de ir ao dentista. Mas vamos contar-lhe uma boa notícia:  já existem muitas maneiras de ajudar os Pacientes a superar os seus traumas e a cuidar de si! Para evitar problemas mais graves no futuro. E para que possa tratar da sua Saúde Oral de forma confortável.


 

Sabia que...? 

Pode recorrer à Sedação Consciente, um método de sedação complementar que deixa o Paciente num estado mais relaxado. Desta forma, consegue tratar dos seus dentes. E combater o seu medo.


 

Odontofobia: Medo do Dentista


No Instituto Just-Smile de Implantologia Avançada, os Médicos Dentistas são profissionais completamente capacitados para cuidar de si da melhor forma possível. Com segurança e conforto. Sem dor. E sem traumas. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.

Comments


bottom of page