top of page

3 coisas que tem de saber acerca do tabaco aquecido

Atualizado: 15 de fev.

Tabaco tradicional está muito fora de moda. Mas isso não significa que o tabaco aquecido seja melhor para a sua Saúde Oral. Explicamos-lhe porquê neste artigo.


Tabaco aquecido

 

Se não fuma os famosos cigarros aquecidos, pelo menos deve conhecer alguém que os fume. E que afirma, sem sombra de dúvida, de que fazem “menos mal” do que os cigarros tradicionais. Inclusive à sua Saúde Oral. No entanto, a realidade é que não é bem assim. Neste artigo, contamos-lhe três coisas que precisa de saber acerca do tabaco aquecido.


1) O tabaco aquecido também tem substâncias que causam dano à sua boca!

Mesmo o fumo não vindo da combustão, os cigarros eletrónicos continuam a ter substâncias que podem alterar o pH da boca. Levando a uma diminuição da saliva disponível. E fazendo com que os fumadores fiquem mais propensos a formar cáries dentárias. Ou outros problemas mais graves.


2) O tabaco aquecido tem impacto negativo no seu sistema respiratório

Apesar de serem um sucesso, a verdade é que a comercialização dos cigarros aquecidos é relativamente recente. Por isso ainda não se pode comparar a taxa de mortalidade associada ao tabaco aquecido com a associada ao tabaco tradicional. Ainda assim, não é possível ignorar os impactos negativos que os cigarros eletrónicos têm no sistema respiratório. A curto e a longo prazo!


3) As substâncias presentes no tabaco aquecido são uma das maiores causas de periodontite! 

Por mais que os seus amigos fumadores de cigarros eletrónicos possam afirmar que as suas gengivas estão mais saudáveis do que aquilo que eram com cigarros tradicionais, isso não é bem assim. A nicotina continua a estar presente no tabaco aquecido. E, como já deve saber, a nicotina é uma das principais causas das doenças das gengivas. E pior: para além de as provocar, também as pode esconder. Porque o fumo do tabaco - sim, o aquecido incluído! - provoca alterações na parte vascular das gengivas. E isso pode esconder o sangramento. Um dos sinais de alerta da periodontite.



Ainda assim, e apesar de lhe termos contado estes três factos, não há ninguém para lhe explicar melhor as consequências do tabaco na Saúde Oral do que um dentista experiente Por isso, visite o Instituto Just-Smile e informe-se junto de Médicos Dentistas vocacionados para tratar problemas gengivais, como a periodontite ou a peri-implantite. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


Kommentare


bottom of page