top of page

Quais as contraindicações à colocação de implantes dentários?

Atualizado: 21 de fev.

Cada caso é um caso e a melhor solução para o seu ser-lhe-á indicada pelo dentista. Ainda assim, fique a conhecer as contraindicações à colocação de implantes dentários.


implantes dentários

 

Não existem contraindicações absolutas à colocação de implantes dentários. Existem, no entanto, algumas contraindicações relativas, que podem restringir temporariamente os tratamentos de Reabilitação Oral fixa. Conheça-as neste artigo.


​Quem não pode colocar implantes dentários?

Hoje em dia, é praticamente garantido que todas as pessoas podem colocar implantes dentários. No entanto, algumas situações podem impedir alguns Pacientes de obter dentes fixos logo no momento em que desejam fazê-lo. Essas situações são ultrapassáveis e geríveis, não existindo contraindicações absolutas à colocação de implantes dentários. Algumas contraindicações relativas são:


Implantes Dentários

1) Pacientes que tomam bifosfonatos

Este tipo de medicamentos são geralmente usados para tratar a osteoporose. Inibem a atividade osteoclástica, podendo impedir o processo de osteointegração dos implantes dentários no osso do Paciente;


2) Pacientes em tratamentos de quimio e radioterapia

Muitos Pacientes que fazem quimioterapia são ainda medicados com bifosfonatos. A reabilitação oral implantosuportada pode ainda falhar devido às alterações sistémicas que os Pacientes apresentam durante os tratamentos oncológicos;


3) Pacientes fumadores ativos no momento da cirurgia

O tabaco diminui a vascularização dos tecidos, aumenta o risco de infeções e aumenta ainda o risco da não integração dos implantes;


4) Pacientes com a doença da diabetes descontrolada

Pessoas com a diabetes descontrolada correm um risco mais elevado de desenvolver doenças inflamatórias como a gengivite e a periodontite, não sendo possível colocar



implantes quando estas patologias se encontram ativas. Além disso, correm ainda um risco elevado de desenvolver infeções e problemas como a candidíase oral.


Estes Pacientes vão poder recorrer à Implantologia eventualmente?

Sim. Suspendendo-se a toma de bifosfonatos antes e após a cirurgia, passado algum tempo de terminarem os seus tratamentos oncológicos. Ou sendo possível controlar os níveis da diabetes. Todos os Pacientes mencionados poderão recorrer a soluções fixas para substituir dentes perdidos. 


O importante é que haja articulação entre o Médico Dentista responsável pelo caso e o médico que acompanha o Paciente no tratamento das suas patologias. O Médico Dentista precisará de ter acesso a todo o historial clínico do Paciente, de forma a planear todas as etapas da reabilitação implantosuportada atendendo a todas as particularidades do Paciente. Não só a nível das técnicas que serão utilizadas, como também da calendarização das cirurgias.


No caso dos Pacientes fumadores, o Médico Dentista irá fazer um diagnóstico detalhado do estado das gengivas e osso do Paciente e planear a partir daí os próximos passos. O ideal será sempre o Paciente deixar de fumar totalmente uma vez que, se retomar o vício mais tarde, poderá ainda comprometer os dentes fixos que colocou.



​Se está a pensar em colocar implantes dentários, recorra a profissionais experientes. No Instituto Just-Smile, encontrará uma equipa de Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais vocacionados para tratamentos e técnicas de Implantologia Avançada. Marque uma consulta de avaliação completa e fique a conhecer todas as soluções que existem especificamente para o seu caso. Sem qualquer compromisso! 


Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

댓글


bottom of page