top of page

Um implante dentário pode ser rejeitado?

Atualizado: 21 de fev.

Ainda que sejam cada vez mais utilizados para substituir dentes perdidos, os implantes continuam a suscitar várias dúvidas junto dos Pacientes. E uma dessas incertezas diz respeito à rejeição do implante dentário: será possível o tratamento falhar porque o material da peça protética não foi bem aceite pelo nosso organismo?


 

Talvez seja a pergunta mais frequente em tratamentos de Implantologia. Mas é também uma questão que levanta muitos mitos e que deve ser esclarecida. Será possível o nosso organismo rejeitar um implante?


É possível perder um implante?

Sim. Embora seja muito raro, é possível perder um implante. Mas um implante nunca é rejeitado. Dizer que o material do implante foi rejeitado pelo organismo é como dizer que somos alérgicos à água: não faz sentido.


Um implante dentário é feito de titânio. E esse material é altamente biocompatível e inerte. Portanto, não pode ser rejeitado.


Dr. João Costa explica se o implante dentário pode ser rejeitado
 
O que acontece nestes casos não é um fenómeno de rejeição, mas sim de não integração.

- Dr. João Costa, Equipa de Cirurgia Oral do Instituto Just-Smile


Então, o que é que acontece?

Na verdade, o que acontece não é um fenómeno de rejeição, mas sim de não integração. Muitas vezes, é o corpo da pessoa que não consegue ou não tem condições para osteointegrar aquele implante. Ou seja, para fixar aquele implante.


Pessoas com diabetes não controlados ou com uma cicatrização muito dificultada, por exemplo, podem ter mais dificuldade em osteointegrar um implante.


Para que não aconteça, é importante garantir que se utiliza a melhor técnica, o melhor implante e os melhores materiais. Mas também é necessário assegurar que o Paciente toma a medicação recomendada e segue as indicações do Médico Dentista, realizando uma higiene oral completa.


Implantes dentários: a solução para recuperar o seu Sorriso!

E se perdermos um implante?

Se perdermos um implante, é essencial entender a causa dessa perda para que não volte a acontecer. Poderá ser um erro técnico do Médico ou um problema relacionado com o Paciente. Mas, quando um implante não é integrado, é sempre possível voltar a tentar.


Seja como for, hoje em dia, não faz sentido ter medo de perder um implante ou deixar de fazer um tratamento com esse receio. Porque não é um problema em termos clínicos e também não deve ser um problema para o Paciente.






Se gostaria de recuperar o seu Sorriso com implantes dentários, marque uma consulta de avaliação, sem compromisso, no Instituto Just-Smile. Terá à sua disposição equipas de de Médicos Dentistas e Cirurgiões Orais experientes em tratamentos de Implantologia Avançada. E que irão realizar uma avaliação médica completa do seu caso, sem qualquer compromisso. 


Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

bottom of page