
É possível rejeitarmos um implante?
Ainda que tenha uma elevada taxa de sucesso, pode acontecer que, em alguns casos, os tratamentos com implantes dentários falhem. Contudo, é altamente improvável que o organismo não integre o material utilizado. Isto porque a peça protética é feita de matérias-primas biocompatíveis. Sendo produzida a partir de materiais como o titânio, um metal que não sofre corrosão quando entra em contacto com os tecidos humanos.
Devido à sua compatibilidade e à forma como se funde com os ossos, o titânio tem sido também amplamente utilizado em áreas da Saúde como a Ortopedia.

Hoje em dia, existem duas opções ao nível dos materiais biocompatíveis que podem constituir as peças protéticas: o titânio, amplamente utilizado e extremamente eficaz; e o zircónio, ainda utilizado apenas em contextos muito específicos. Pelo facto dos implantes de zircónio ainda terem muito pouco tempo de utilização, ainda é cedo para compará-los. Pessoalmente, pelo que têm mostrado, acho que não vão vingar.
O que pode causar a inviabilidade de um implante?
De um modo geral, um tratamento com implantes dentários pode não ter sucesso por dois grandes motivos: por não existirem condições para a osteointegração, ou porque, depois da integração, ocorreram fenómenos de reabsorção óssea junto ao implante.
Enquanto a primeira pode ocorrer devido a infeções, vascularizações defeituosas, alterações no processo de cicatrização e sobrecargas nos implantes, a segunda deve-se, sobretudo, a infeções resultantes de uma má manutenção e higiene oral, ou a desajustes e quebras das próteses ou dos elementos de ligação entre as próteses e os implantes.

Aconselhe-se com Médicos Dentistas vocacionados para a Implantologia.
Se fizer um tratamento com implantes dentários, não se esqueça de que o material utilizado é inerte e biocompatível. Existindo um risco de perda muito baixo se o plano de tratamento definido for o mais adequado ao seu caso e existir uma preparação rigorosa antes da cirurgia.
Mesmo nos casos em que a osteointegração não ocorre nas condições ideais, um Médico Dentista experiente em Implantologia deverá conseguir encontrar caminhos que levarão ao sucesso dos seus tratamentos. Servindo-se de técnicas e tratamentos complementares para assegurar a eficácia da integração dos implantes no osso.
Se está a considerar recuperar a sua qualidade de vida com dentes fixos, escolha tratar-se com profissionais de Saúde Oral experientes. Para garantir que dá ao seu Sorriso as melhores probabilidades de sucesso, não se esqueça de que não pode descurar a sua higiene oral e de que deve ainda seguir à risca os conselhos do seu Médico Dentista.