top of page

Implantes dentários: As 5 dúvidas mais frequentes!

Reabilitar o Sorriso com implantes dentários já não é uma novidade na Medicina Dentária. Mas ainda existem várias dúvidas acerca deste tratamento.


 

Todos nós conhecemos alguém que utiliza (ou já utilizou) prótese removível para substituir os dentes perdidos. Seja a avó, o tio ou até um conhecido mais distante. Antigamente, esta era a solução principal para a perda de dentes. Mas, hoje em dia, já não é assim. Os implantes dentários são a opção de eleição para recuperar o seu Sorriso. E hoje ajudamos a esclarecer as cinco dúvidas mais frequentes acerca deste tratamento.


1) São os implantes que substituem os dentes?

Um implante dentário é um “parafuso pequenino”, por assim dizer, que se fixa no osso maxilar. E substituem a raiz do dente. Fazendo, assim, de suporte para a coroa protética. Que, ela sim, irá imitar a cor e formato de um dente natural. Substituindo-o. E permitindo que recupere a função mastigatória e a estética do seu Sorriso!


2) Os implantes dentários são todos iguais?

Não. Existem vários tipos de implantes dentários. Sejam os convencionais, os zigomáticos ou os personalizados. Por isso mesmo, deve aconselhar-se junto de um Médico Dentista experiente antes de iniciar o seu tratamento. Para juntos procurarem a melhor solução para o seu caso em particular.


3) Qualquer pessoa pode colocar implantes dentários?

Não existem grandes contraindicações à colocação de implantes dentários. Por isso, podem ser uma solução viável para a maioria das pessoas. Ainda assim, existem alguns aspetos que têm de ser tidos em conta:


- O crescimento ósseo tem de estar concluído, por isso é necessário que tenha mais de 18 anos para poder colocar implantes dentários; 

- A sua Saúde Geral deve estar regularizada, e deve informar o seu dentista de possíveis doenças ou alergias; 

- A Saúde Oral deve estar reabilitada;  

- Situações clínicas que possam impedir intervenções cirúrgicas; 

- Hábitos de dia-a-dia; 

- Patologias como diabetes ou doenças cardíacas.


Ainda assim, hoje em dia já existem formas de contornar algumas das situações mencionadas acima. Porque, como já lhe explicamos, cada caso é um caso. E cada caso deve ser analisado com detalhe por Implantologistas experientes.


4) Colocar implantes dentários dói?

Percebemos de onde pode vir o seu receio. Mas, hoje em dia, e graças aos avanços feitos na área, a Cirurgia Oral de colocação de implantes é completamente indolor para o Paciente. Primeiro, por ser realizada com recurso a anestesia. Ainda assim, poderá sentir algum desconforto ou um aumento da sensibilidade dentária após a intervenção. Podendo tomar medicação, consoante recomendação do seu dentista, para aliviar estes sintomas.


5) Os implantes dentários podem ser rejeitados pelo nosso corpo?

Os implantes dentários são feitos em materiais biocompatíveis com o organismo humano. Como o titânio. Por isso, é esperado que ocorra a osteointegração do implante. Por isso, a probabilidade de rejeição de um implante é muito reduzida.



Mas, se ainda tem dúvidas acerca da recuperação de dentes perdidos com recurso a implantes dentários, convidamo-lo a vir conhecer o Instituto Just-Smile. E esclarecer as suas questões junto de Médicos Dentistas vocacionados para tratamentos com implantes dentários. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


Esclareça todas as suas dúvidas e consiga o Sorriso que sempre desejou!

Comments


bottom of page