top of page

Dor num implante dentário: 4 sinais que não pode mesmo ignorar

Normalmente, a colocação de implantes dentários é uma cirurgia pouco traumática. Não causando dor ao Paciente. Por isso, saiba a que sinais deve estar atento se sente dor no seu implante.


Implante Dentário

 

A colocação de implantes dentários é uma das soluções mais recomendadas pelos dentistas para substituir dentição perdida. E, graças à evolução da Medicina Dentária, hoje em dia este é um procedimento muito simples e seguro para o Paciente. A cirurgia não lhe provocará qualquer dor, porque estará anestesiado. E mesmo durante a recuperação, é possível gerir qualquer desconforto com o protocolo de medicação adequado.


Nem mesmo a recuperação da cirurgia não é, habitualmente, um processo demorado. Pelo que, se existir dor após o processo de recuperação normal, não deve ignorá-la.


Sente dor num implante dentário. O que pode significar?

Tendencialmente, uma dor persistente não é bom sinal. E, em Implantologia, não é espectável que exista qualquer dor ou desconforto depois do período de recuperação do Paciente. Podendo esta ser um indicador de que algo não está bem. Embora cada caso seja um caso e tenha de ser avaliado junto do Médico Dentista responsável. Porque uma situação que é normal num Paciente, pode não ser normal noutro.

Por isso, quando sente dor na região de um ou mais implantes dentários. E já se encontra em período de manutenção dos seus tratamentos, o melhor é sempre dirigir-se ao seu dentista e perceber o que se passa no seu caso.


Dos casos mais simples… aos mais complexos

Apesar de serem casos muito raros, existem alguns Pacientes que, quer pelas suas condições ósseas, quer pelos hábitos do dia-a-dia, poderão perder um implante. Ou, simplesmente, ter um período de adaptação mais complicado. Por isso, dor num implante dentário pode significar:


Período de adaptação mais demorado - Em Pacientes em que se teve de recorrer a enxertos ósseos para a colocação dos implantes, por exemplo, pode sentir-se uma ligeira inflamação. Contudo, estes sintomas poderão ser aliviados pela medicação prescrita pelo seu Médico Dentista;


Não osteointegração do implante - Isto significa que o organismo não integrou o implante. E, apesar de serem muitos raros, estes casos muitas vezes estão associados a uma conjugação de fatores. Como os cuidados que o Paciente tem com a sua Saúde Oral. Ou até mesmo se é fumador ou não. Ou se tem doenças pré-existentes;


Peri-implantite - Esta doença surge graças à acumulação de bactérias junto dos implantes. Na maioria dos casos, por causa de uma higiene oral deficitária. No entanto, quando identificado atempadamente, este é um problema que pode ser tratado e revertido. Sem provocar a perda do implante.


4 sinais que não pode ignorar quando se trata dos seus implantes dentários!

Tendo em conta as patologias apresentadas acima, existem alguns sintomas a que deve estar atento se quiser que o seu tratamento com implantes dentários tenha resultados prolongados:


Dor intensa após a cirurgia - Se sente uma dor num implante dentário que ultrapassa os primeiros dias pós-cirurgia, e se esta é uma dor que lhe custa muito a suportar, pode ser um sinal de que algo não está bem com o seu implante;


Sente o implante solto - Mobilidade no implante, a sensação de que não está preso ou que mexe: este é também um sintoma a que deve estar atento. Pode significar que o seu organismo não está a integrar o implante;


Pus perto da zona do implante dentário - Se já deu conta da formação de pus perto da zona onde lhe colocaram o implante, é um sinal de que está com algum tipo de infeção. Que, por sua vez, pode indicar outras complicações;


Sensação de formigueiro na língua, gengiva ou bochecha - Também a sensação de dormência na boca ou até mesmo nos lábios, pode ser um indicador de que algo não está bem.


Em qualquer dos casos, é importante visitar o Médico Dentista o mais rapidamente possível. Porque apenas ele lhe fará um diagnóstico adequado. E indicará qual a melhor solução para o seu caso concreto.


Não tenha medo, cuide do seu Sorriso!

Apesar das situações apresentadas neste artigo poderem acontecer, é importante relembrar de que estas representam apenas uma minoria dos casos que são tratados por profissionais experientes. Por isso, se precisa de substituir um dente em falta ou tem outras maleitas na sua boca que precisa de tratar: não tenha medo! Procure Médicos Dentistas experientes e vocacionados para a área clínica de que precisa. E cuide do seu Sorriso!


 

Sabia que...? 

Nas condições adequadas e com os cuidados certos, um implante dentário poderá durar até ao final da vida do Paciente.


 


No Instituto Just-Smile, pode confiar nas nossas Equipas Médicas. Completamente especializadas e capacitadas para realizar tratamentos de Implantologia Avançada. Mas também de outras áreas clínicas da Medicina Dentária, de forma a responder a todas as suas necessidades. Marque já a sua consulta de avaliação, sem qualquer compromisso.


ความคิดเห็น


bottom of page